sábado, 6 junho 2026

Operação da Polícia Federal prende mergulhador em Imbituba por tráfico internacional

Investigação identificou uso de mergulhadores para esconder cocaína em cascos de navios que saíam de portos catarinenses rumo à Europa e África.
Foto: Divulgação

A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (19) a Operação Tirocinium, que investiga um esquema internacional de tráfico de cocaína com atuação nos portos de Santa Catarina. Entre os alvos da ação, um mergulhador apontado como integrante da organização criminosa foi preso em Imbituba.

De acordo com a investigação, o grupo utilizava mergulhadores profissionais para esconder carregamentos de cocaína nos cascos de navios de carga que seguiam para países da Europa e da África. Outros dois suspeitos que exerciam a mesma função foram presos em Tijucas e São Francisco do Sul.

A operação mobilizou equipes da Polícia Federal em Santa Catarina, Paraná e Minas Gerais para o cumprimento de dezenas de mandados de prisão e de busca e apreensão. As investigações começaram em 2023 após apreensões e flagrantes registrados nos portos de Imbituba, Itapoá e Navegantes.

Durante o trabalho investigativo, as autoridades apreenderam mais de 4,5 toneladas de cocaína ligadas ao esquema criminoso. Segundo a Polícia Federal, a organização utilizava empresas de fachada e contas bancárias em nome de terceiros para ocultar a origem dos recursos obtidos com o tráfico.

Por determinação da Justiça, foram bloqueados até R$ 646 milhões em contas ligadas aos investigados. Além disso, houve o sequestro de veículos e mais de 30 imóveis relacionados aos suspeitos.

Durante o cumprimento das ordens judiciais, os policiais também apreenderam armas de alto poder ofensivo, entre elas pistolas, fuzis, granadas e uma metralhadora.

Leia também

Compartilhe a notícia

Últimas notícias em Garopaba.sc

Mandados judiciais expedidos pela Justiça do Paraná foram cumpridos em ação conjunta das polícias Civil e Militar na cidade.
Vítima estava desaparecida e foi localizada por equipes de resgate em uma região de difícil acesso na segunda-feira (1).
Artista participou das filmagens de "Sobreviver" na cidade e revelou que a música o remeteu ao período em que integrou os Secos & Molhados.

Receba tudo em
seu e-mail

Assinatura Boas Vindas R$0,00/mês